terça-feira, 26 de novembro de 2013

Regras Queimada

DOMCA Interclasse 2013
E. E. DOM CAMILO MARIA CAVALHEIRO
TORNEIO DOMCA INTERCLASSES – 2013
REGULAMENTO QUEIMADA

A DURAÇÃO DO JOGO
·         A partida terá duração de 02 (dois) tempos de 06 (seis) minutos, com 01 (um) minuto de intervalo para troca de quadra.
·         A partida inicia-se com o apito do árbitro principal e encerra-se com o apito do cronometrista.
·         Será vencedora a equipe, que decorridos os minutos regulamentados, conte com o maior número de jogadores que não tenham sido “queimados”.
·         Em caso de empate, ao final do tempo regulamentar, haverá um intervalo de 02 (dois) minutos para descanso e em seguida uma prorrogação de dois minutos com morte súbita (quem queimar primeiro vence).

OS JOGADORES
·         A equipe será constituída por 10 jogadores, sendo 5 meninos e 5 meninas.
·         A equipe poderá dar início à partida com 8 (oito) jogadores.
·         O capitão da equipe ou os jogadores “queimados” lançarão a bola que ultrapassar a linha de fundo da quadra adversária ou estiverem pelas laterais da mesma, o lançamento deverá ser feito atrás da linha de fundo ou de seu prolongamento, a equipe que não cumprir o disposto neste item perderá a posse da bola.
·         Todos os jogadores poderão arremessar a bola em direção a quadra adversária, desde que a mesma não tenha ultrapassado os limites da sua própria quadra.
·         O jogador que ultrapassar as linhas que delimitam a quadra, estando este com a posse de bola, não será considerado “queimado” e a bola deverá ser revertida para o capitão da outra equipe.
·         O jogador sem posse de bola, que durante o jogo ultrapassar as linhas que delimitam a quadra será advertido verbalmente na primeira vez; persistindo a ação, será considerado "queimado", estando a sua equipe com ou sem a posse de bola.
·         Será considerado "Queimado" o jogador que for atingido em qualquer parte do corpo, exceto mãos e cabeça.
·         Se a bola antes de bater no jogador, tocar o chão, este não será considerado "Queimado".
·         Se a bola bater simultaneamente no chão e no jogador, este não será considerado "Queimado".
·         O jogador, após ser “queimado”, deverá dirigir-se ao outro lado da quadra onde deverá permanecer até o final do jogo.
·         O jogador que se dirigir ao outro lado da quadra, mesmo depois de "Queimado", não poderá atravessar por dentro da quadra adversária.

O TIRO DE SAÍDA
·         O Tiro de saída é executado pela equipe que ganhou o sorteio, e optou para iniciar com posse de bola, ou pela outra equipe se, a equipe que ganhou o sorteio escolher o campo de jogo.
·         A troca de quadra é feita após o intervalo do jogo.

O JOGO PASSIVO
·         O jogador poderá ficar de posse de bola no máximo 05 (cinco) segundos.

A EQUIPE DE ARBITRAGEM
·         A equipe de arbitragem é composta por 01 árbitro, e 01 cronometrista.

AS SANÇÕES
·         Os jogadores poderão ser punidos com advertência (cartão amarelo) ou exclusão (cartão vermelho).
·         São infrações a serem punidas com advertência:
v  Atitude antidesportiva para com o adversário, companheiros, árbitros ou torcidas.
v  Colocar o adversário em perigo durante suas ações.

·         São infrações a serem punidas com exclusão:
v  Atitude antidesportiva grosseira para com o adversário, companheiros, árbitros e torcidas.
v  Reincidência após advertência.
v  Agressão física contra companheiro, adversário, árbitros e torcidas.


(*) Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora dos Jogos.

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