terça-feira, 16 de dezembro de 2014


A Fundação SOS Mata Atlântica é  uma ONG que atua na defesa da fauna e da flora deste bioma.O trabalho de  comunicação realizado pela Voice contribuiu para que a ONG ampliasse sua posição de liderança no movimento ambientalista brasileiro e se tornasse  uma das principais fontes de referência e informação da sociedade para as temáticas não só relacionadas à Mata Atlântica, mas ao meio ambiente de forma geral. Adotamos três pilares estratégicos da comunicação, determinantes para os resultados alcançados:

  • adoção e difusão de uma agenda positiva de experiências que deram certo e podem ser replicadas por cidadãos e empresas;
  • transversalidade temática, que introduziu o caráter multidisciplinar do meio ambiente na divulgação dos assuntos a ele  relacionados;
  • e a adoção da Política de Fontes, metodologia criada pela Voice para viabilizar a diversificação de fontes identificada pela organização.
Os planos e estratégias de comunicação visavam aos diversos públicos de interesse da ONG – entre os quais seus colaboradores, associados, voluntários, autoridades, cidadãos, imprensa, empresas, outras organizações não-governamentais -, mas tiveram na imprensa seu público fundamental. É importante assinalar que a SOS tem longa história de relacionamento com a imprensa  – a entidade contou com jornalistas em sua fundação e seu apoio permanente na comunicação da causa.
Entre outros trabalhos realizados pela área de Novas Mídias e Conteúdos, destaque para o primeiro relatório anual da Ong. A agência desenvolveu versões digitais, em formato de CD-ROM encartado na agenda 2007, e diretamente na web, para ampliar o acesso ao conteúdo. A solução gerou economia na produção, ampliou o público, por suas possibilidades de divulgação, e teve grande receptividade – passou a ser adotado.
Com suporte da Voice,  por cerca de 8 anos a SOS não só extrapolou seu papel como organização que defende a Mata Atlântica, tornando-se referência para o tema meio ambiente, mas ampliou ano a ano os espaços de difusão da causa na mídia: de 424 em 2004 para 724 em 2005, aumento de quase 71%; de 724 em 2005 para 925 em 2006, incremento de 28% e de 325 no primeiro semestre de 2006 para 650 no primeiro semestre de 2007, aumento de 100%.
A Voice conquistou em 2007 o Premio Opinião Pública pelo trabalho ara a Fudação SOS Mata Atlantica.

0 comentários:

Postar um comentário